14 janeiro 2017

Painel decorativo

Inicio o ano insistindo na feitura de novos painéis decorativos em madeira, que podem ser colocados na parede mas também, dada a sua adequada dimensão, ser exibidos sobre móveis ou lareiras, por exemplo, apoiados em cavaletes apropriados.
Todos eles concebidos em madeira de pinho, nova ou reutilizada, em formato quadrado, com dimensões aproximadas de 30x30 cm.
O acabamento diverge, mantendo-se nuns a cor natural da madeira, enquanto noutros recorreu-se ao uso da tinta de água ou acrílica.












13 janeiro 2017

A capela de Santo Adrião da Corrica

Data de 1576 a construção da ermida popularmente conhecida por Capela de Santo Adrião da Corrica, a expensas de António Sobrinho, de acordo com a inscrição na pedra superior do arco da porta principal.
Trata-se de uma pequena construção de paredes e lajes graníticas e teto em madeira, de planta longitudinal, composta por alpendre, nave única, capela-mor e sacristia, edificada numa pequena elevação do lugar de Sto Adrião, e à qual se acede por escadaria em granito.
Apesar de localizada para além dos limites da cidade, nas Memórias Paroquiais de 1758 é referido que está adstrita à paróquia de S. José de S. Lázaro e que a ela concorre muita gente em romagem, nos três dias santos da Páscoa da Ressurreição.
Diz Senna Freitas nas suas Memórias de Braga -1890, que no início do século XIX figuravam no altar-mor as imagens de Santo Adrião e sua mulher Santa Natália. Ainda na mesma época, e de acordo com o autor, por testamento do Desembargador António Carneiro Tinoco, que vivia numa quinta perto, a capela foi enriquecida com dois altares laterais: no altar da parte do Evangelho se achavam as imagens do Menino Jesus, Nossa Senhora e S. José; e no da Epístola, as imagens de S. Vicente Ferrer e S. Francisco Xavier.
Ao longo do século XX a capela ganhou crescente importância ao tornar-se na principal casa de culto dos núcleos populacionais que entretanto foram surgindo em seu redor. Essa importância foi redobrada em 1983 por elevação a capela paroquial com a criação da nova paróquia de Sto Adrião.
Em 1992 foi descaraterizada pelas obras que nela efetuaram, por remoção do reboco exterior e interior e da talha dos altares.
Os serviços de culto foram entretanto transferidos para a nova igreja.

Orago: Santo Adrião de Nicomédia, que é comemorado a 8 de setembro.